KUNG FU


“Kungfu”, corretamente grafado (em Pinyin) Gongfu, é um termo genérico amplamente utilizado, especialmente no ocidente, para se referir aos vários estilos de arte marcial chinesa.

A essência da arte marcial chinesa é o desenvolvimento de técnica e caráter através de muitos anos de devotado esforço. De fato, Gongfu literalmente significa tempo; habilidade, talento; trabalho, esforço. O termo Gongfu é composto de duas palavras: Gong que significa conquista, mérito, trabalho, técnica; e Fu que significa homem adulto. A combinação das duas palavras refere-se ao desenvolvimento das habilidades de uma pessoa através da dedicação de tempo e esforço, porém os ocidentais erroneamente pensam que o termo Gongfu significa, como tal, algum tipo de sistema de luta. Na verdade qualquer pessoa que procure desenvolver uma técnica, talento ou pratica que exija paciência, perseverança, dedicação e tempo para que se atinja certo grau de habilidade e dita ter Gongfu. Desta forma um pianista, um artista, um médico, ou qualquer outra pessoa, que constantemente pratica seu labor, e assim atinge um alto grau de competência no que faz, é dito ter Gongfu. Assim vemos que Gongfu é um atributo pessoal, como integridade e sabedoria. Você poderia dizer que certa pessoa “tem” Gongfu, ao invés de dizer que dizer que a pessoa “sabe” ou “faz” Gongfu.

De todas as artes marciais da Ásia o Gongfu é a que coloca a maior ênfase na mente sobre os músculos, é uma verdadeira filosofia de vida, e chegou a ser chamada de “Box Filosófico” pelos primeiros ingleses que tiveram contado com a arte marcial chinesa.

O termo “Kungfu” ficou relacionado aos diversos estilos da arte marcial chinesa devido aos filmes de “Hong Kong” e principalmente devido à famosa série televisiva “Kung-Fu” do início dos anos 70, que contava a história de um jovem e dedicado monge Shaolin, no velho oeste americano, e de seu esforço e dedicação na busca de seu desenvolvimento pessoal.

Muito embora o termo Gongfu tenha se popularizado no ocidente como meio de se referir à arte marcial chinesa, a palavra chinesa adequada para se referir aos diversos estilos de arte marcial é Wushu, que significa literalmente: arte marcial. Outra palavra chinesa também utilizada para se referir às artes marciais é “Kuoshu”, corretamente grafado (em Pinyin) Guoshu, que significa arte nacional, termo este que deixou de ser utilizado na China por volta do final da década de 20 por razões puramente políticas. Contudo, embora no ocidente, especificamente durante a década de 90, tenha existido uma tendência equivocada de utilizar-se a palavra Wushu para se referir às técnicas modernas de competição, e “Kuoshu” para se referir a técnicas tradicionais, na verdade ambos são termos equivalentes para se referir à arte marcial chinesa, desta forma temos tanto Wushu tradicional como Guoshu Contemporâneo e vice-versa.

O termo Wushu é composto de um par interessante de caracteres: Wu é o mesmo que Bu em japonês (ex: Budo e Bushido). Wu literalmente significa “militar, marcial”, contudo um olhar mais cuidadoso mostra um significado mais profundo. Dividindo se o ideograma Wu em duas partes, ternos a metade da esquerda que significa “parar”, enquanto que a parte da direita uma figura de uma lança ou qualquer outra arma. Quando as duas partes são colocadas juntas, o significado secundário é de se por um fim a violência, em outras palavras, as artes marciais são um meio de se obter paz. Shu representa a idéia de “arte” ou “método”, então os dois caracteres podem ser utilizados para dizer “Arte Marcial” ou, em uma análise mais filosófica, “Método de parar a violência”.

É importante que se observe que o I.O.C. (C.O.I. - Comitê Olímpico Internacional) reconheceu a arte marcial chinesa utilizando-se do termo Wushu. No ocidente a grande maioria das entidades de divulgam a prática da arte marcial chinesa continuam a utilizar-se do termo “Kungfu”, por ser mais conhecido pela população, mas também já se utilizando o termo Wushu, como meio de popularizar o uso do termo mais adequado, por isso comumente nos deparamos com a combinação dos dois termos: Kungfu-Wushu

Wu Shu – Gong Fu (武術 - 功夫) é uma arte marcial cuja filosofia coloca o homem em harmonia com a natureza, com seus semelhantes e que possibilita obter melhores condições de saúde e aprimoramento moral, derrotando suas próprias ineficiências, melhorando sua autoconfiança e capacidade de viver amplamente, portanto devemos considerar o Gong Fu uma ferramenta de autoaperfeiçoamento e não apenas uma luta, devemos analisá-lo e ensiná-lo em todos os seus aspectos e não somente o marcial, pois antes de marcial, é uma arte que engloba vários conhecimentos da cultura chinesa.

O Caminho do Gong Fu
     "Para trilhar o caminho do real Gong Fu,
      Primeiro deves encontrar um sólido cavalo.
      Seus olhos devem ver tudo em toda direção
      e treine suas mãos para a sua proteção.
      Antes de fazer qualquer coisa,
      faça de puro coração.
      Sua mãos devem ser suaves como o algodão,
      e duras como o aço.
      Cinco portas para o corpo você tem que sentir.
      Faça de sua defesa, um ataque para o seu adversário.
      Ataque os oito caminhos e evite a morte,
      defenda os oito caminhos e evite a morte.
      A prática desenvolverá e conservará sua perícia,
      como duas serpentes num combate sem fim.
      Só assim você encontrará a satisfação."

(tradicional poema escrito em lápide no Mosteiro Shaolin)