A
denominação Tai Chi apareceu pela primeira vez no livro “Clássico das Mutações”
(Yi Jing), escrito na dinastia Zhou (1112 – 255 a . C.), significando
Grande Ultimato ou a força capaz de gerar a partir do vazio (Wu Ji) a
polaridade Yin e Yang, que mutuamente se complementam, divergem, contraem ou
expandem.
Na
palavra Tai Chi Chuan (太極拳), o
ideograma Tai possui o significado de grandioso e supremo. O ideograma Chi
possui o significado de viga-mestra, o eixo que sustenta uma casa em torno do
qual a vida acontece. O ideograma Chuan possui o significado de punho, boxe e
golpe. Supõe a ideia de domínio e poder, de movimento e luta. Em um sentido
mais profundo, refere-se à eterna luta entre o Yin e Yang para o
estabelecimento da harmonia e paz. Portanto, Tai Chi Chuan pode ser traduzido
por "boxe do último supremo".
Há muitas
lendas em relação à criação do Tai Chi Chuan. Sua verdadeira origem se perde no
tempo por falta de relatos escritos, pois antigamente os ensinamentos eram
transmitidos de forma oral, entre as famílias tradicionais e grupos secretos
que praticavam esta arte. Duas versões sobre a origem do Tai Chi Chuan são
conhecidas. A primeira é que foi criado na família Chen, pelo general chinês
Chen Wang Ting, no século XVII. E a segunda versão, a mais aceita e conhecida,
é que por volta da dinastia Sung (aproximadamente 1200 d.C.), o monge Chang San
Feng, viveu e treinou artes marciais no templo Shaolin.
Conta a
lenda que Zhang San Feng, num certo dia, viu a luta entre uma garça e uma
serpente. A garça tentou atacar a serpente muitas vezes, que muito ágil e
flexível, conseguia se esquivar. Quando a serpente tentava atacar a garça, esta
conseguia desviar e safar-se dos ataques. Observando esta luta, o monge
percebeu que a suavidade e a flexibilidade superavam a dureza e a rigidez.
Baseado neste princípio e em seus estudos e práticas, Zhang San Feng enfatizou
a harmonia do Yin e Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e
das habilidades físicas, e também enfatizou o controle da respiração, a prática
da meditação e de movimentos naturais do corpo. Este complexo sistema de práticas
recebeu o nome de Tai Chi Chuan.
O Tai Chi
Chuan foi originalmente criado para o combate tendo, como teoria de luta, a
utilização da suavidade contra a dureza e o circular para neutralizar o linear.
Para alcançar este objetivo, o corpo deve estar relaxado para que os movimentos
sejam fluidos e naturais. O Tai Chi Chuan dá ênfase ao desenvolvimento da
energia interna Qi, fazendo-o circular por todo o corpo, através da
concentração da mente. É por este motivo, que esta modalidade é utilizada no
ocidente para manter a saúde e aumentar a longevidade.
Não se
sabe ao certo de que forma as artes marciais do Templo Wudang teriam chegado a
Chen Jia Gou (vila de família Chen). No entanto, no séc. XIX, Yang Lu-Chan
(1799 – 1872 d. C.) deslocou-se a Chen Jia Gou, onde aprendeu as artes marciais
da família Chen (estilo Chen de Tai Chi Chuan), vindo mais tarde a modificá-lo,
fundando assim, o que viria a tornar-se o estilo mais famoso de Tai Chi Chuan no
séc. XX, o estilo Yang. Para além deste estilo e do já falado estilo Chen,
existem mais três estilos principais: Wu, Wu (Hao) e Sun, sendo estes derivados
do estilo Yang.
Os
princípios fundamentais e a metodologia de treino do Tai Chi Chuan chegam-nos
aos dias de hoje através dos clássicos, poemas que são deixados pelos grandes
mestres, que nos ajudam a perceber quais as características que regulam a
prática.
Os dez
princípios essenciais do Tai Chi Chuan:
1. Suspender a cabeça pelo topo com leveza e
sensibilidade (xu ling ding jin).
2. Esvaziar o peito (han xiong) e alongar as costas
(ba bei).
3. Relaxar a cintura (song yao).
4. Distinguir entre o cheio e o vazio (fen xu shi).
5. Relaxar os ombros [Chen Jian] e soltar os cotovelos
(zhui zhou).
6. Usar a mente e não a força muscular (yong yi bu
yong li).
7. Interligar os movimentos da parte superior e
inferior do corpo (shang xia xiang sui).
8. Unir o interior e o exterior (nei wai xiang he).
9. Mover-se com continuidade, sem rupturas (xiang lian
bu duan).
10. Buscar a quietude dentro do movimento (dong zhong
qiu jing).